Por incrível que pareça, não era a cruz o símbolo do cristianismo, no século em que viveu Jesus. Era o peixe.
Aos poucos ela ganhou notoriedade, ao ponto de ser costumeiramente visualisada de forma sobrenatural, nas narrativas cristãs, até o IV séc. d.C., como no famoso relato do Imperador romano Constantino, que afirmou ter visto uma cruz nos céus, o que o teria levado a aderir posteriormente ao cristianismo.
Nos primeiros séculos da nossa era, os cristãos tinham o hábito de pintar uma cruz na parede oriental das casas, com o objetivo de fazer oração na direção do Oriente, sete vezes ao dia.
Posteriormente, a cruz deixou de ser pintada na parte oriental da casa e passou a ser pintada ou pregada em qualquer espaço do lar, sem levar em consideração a direção.
Ainda, hoje, principalmente no Nordeste brasileiro, é comum algumas pessoas fazerem o sinal da cruz com os dedos com o objetivo de desviar o curso de uma ventania (ou redemoinho, como é chamado aqui).
.
“Porque não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo" (Apóstolo Pedro).
VOLTAIRE ERA ATEU, DEÍSTA OU AGNÓSTICO?
- INÍCIO
- VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO
- SÁBADO OU DOMINGO?
- COMO NASCEU O PAPAI NOEL
- TESTAMENTO DE PADRE CÍCERO NA ÍNTEGRA
- MEU NOVO BLOG: DIREITO E POLÍTICA
- SATANISMO EM "SOCIEDADE ALTERNATIVA"
- MEU BLOG DE PORTUGUÊS
- ESTÓRIA OU HISTÓRIA?
- A REVISTA PORNOGRÁFICA NO ILUMINISMO
- NERO E O JUDICIÁRIO
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
DIFERENTES RITUAIS CRISTÃOS LIGADOS À CRUZ DE CRISTO NOS QUATRO PRIMEIROS SÉCULOS

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário