domingo, 4 de julho de 2010

UM DOS TEXTOS MAIS CRIATIVOS JÁ ESCRITO PELO SER HUMANO

Em meados do século XVI, François Rabelais (1494 - 1553) compôs uma das críticas mais criativas acerca dos homens da Igreja Católica. A obra se chama Gargantua e Pantagruel.

Transcreveremos, abaixo, o texto em questão. Observe os neologismos adotados pelo autor, cuidadosamente criados para abrilhantarem ainda mais a crítica.

A nosso ver, a crítica de Rabelais se constitui num dos mais fabulosos textos já escritos pelo ser humano, não só pela criatividade em si, mas pela profundidade e fidelidade histórica da época.

Você, leitor e leitora, se ainda não conhecia este texto, aprecie e tente identificar cada uma das críticas aqui mencionadas.

Vamos ao texto:

"A ilha era habitada por pássaros grandes, belos e polidos, em tudo semelhantes aos homens da minha pátria, bebendo e comendo como homens, digerindo como homens, dormindo como homens . . . Vê-los era uma bela coisa. Os machos chamavam-se clerigaus, monagaus, padregaus, abadegaus, bispogaus, cardealgaus e papagaus - este era o único de sua espécie . . . Perguntamos porque havia só um papagau. Responderam-nos que . . . dos clerigaus nascem os padregaus . . . dos padregaus nascem os bispogaus, destes os belos cardealgaus, e os cardealgaus, se antes não os leva a morte, acabam em papagau, de que ordinariamente não há mais que um, como no mundo existe apenas um Sol . . . Mas donde nascem os clerigaus? ... - Vêm dum outro mundo, em parte de uma região maravilhosamente grande, que se chama Dias-sem-pão, em parte doutra região Gente-demasiada . . . A coisa passa-se assim: quando, nalguma família desta última região, há excesso de filhos, corre-se o risco de a herança desaparecer, se for dividida por todos; por isso, os pais vêm descarregar nesta ilha Corcundal os filhos a mais . . . Dizemos "Corcundal" porque esses que para aqui trazem são em geral corcundas, zarolhos, coxos, manetas, gotosos e malnascidos, pesos inúteis na terra . . . Maior número ainda vem de Dias-sem-pão, pois os habitantes dessa região encontram-se em perigo de morrer de fome, por não ter com que se alimentar e não saber nem querer fazer nada, nem trabalhar em arte ou ofício honesto, nem sequer servir a outrem . . . ou cometeram algum crime que poderá levar à pena de morte . . . então voam para aqui, tomam aqui este modo de vida, e subitamente engordam e ficam em perfeita segurança e liberdade."

.

2 comentários:

  1. Esse texto pode ser transportado na íntegra para os dias atuais, porém mudando a instituição, a saber:

    PRESIDENTEGAU
    SENADORGAUS
    DEPUTADOSGAUS
    GOVERNADORESGAUS
    PREFEITOSGAUS
    VEREADORESGAUS

    Do mal, o maio mingau!

    ResponderExcluir
  2. E bote GAUS nisso, Valdecy. No Brasil, exemplos é o que faltam!!!

    ResponderExcluir