segunda-feira, 5 de julho de 2010

A ORIGEM DA EXPRESSÃO DE TRATAMENTO 'VOSSA EXCELÊNCIA' NA LÍNGUA PORTUGUESA

Devo escrever: "Vossa Excelência, discordo de seus projetos." ou "Vossa Excelência, discordo de vossos projetos."??

Acreditamos seja comum, em momentos que exijam erudição, formalismo, a presença da presente dúvida na hora de se decidir sobre a questão aqui levantada. Diz um velho adágio popular que 'nem tudo o que parece é.'

Vamos à resposta e ao resgate histórico em torno da questão:

Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, afirma que tais tipos de títulos honoríficos surgiram no português entre os séculos XIV e XV. Na época realmente havia possibilidade de se usar as duas formas apresentadas.

Na história da literatura portuguesa consta o nome de um autoditada chamado Alexandre Herculano (1810 - 1877), escritor do Romantismo, autor de clássicos portugueses.

Deve-se principalmente a ele o tira-teima dessa celeuma. Embora não tendo formação acadêmica, Herculano era apaixonado por história, e, movido por sua paixão, percorreu todos os recantos de Portugal em busca de documentos e textos de cunho histórico.

Curiosamente, não tendo formação acadêmica, como dissemos acima, foi o responsável por iniciar uma nova fase na historiografia portuguesa, dando-lhe um cunho científico, uma vez que em seus escritos tentou abolir o misticismo, muito comum em Portugal.

Amante do medievalismo, investigou a fundo a história de seu país, resultando, dessa pesquisa, a resposta para o problema solucionado aqui.

Ele descobriu que o uso concomitante de 'seu, sua' e 'vosso, vossa' durou até aproximadamente o século XVII, momento em que o 'vosso, vossa' perdeu a prioridade para o 'seu, sua'.

Descobriu, também, que do século XVIII ao tempo de suas pesquisas o 'vosso' somente era utilizado em escritores desconhecedores da história da língua portuguesa ou em novelas e peças teatrais que retratavam o passado histórico, a fim de se evitar o anacronismo.

Desta feita, nem Portugal nem o Brasil devem usar os pronomes 'vosso, vossa, vossos, vossas', a menos que estejam acompanhados de algum título honorífico, sem exceção. Sendo assim, o primeiro exemplo trazido nesta matéria corresponde ao correto, ao passo que o segundo exemplo deve ser evitado. Portanto, não devemos empregar frases do tipo "Vossos sonhos, vossas palavras, vossa atitude" e sim "Seus sonhos, suas palavras, sua atitude", mesmo sendo dirigidas a altas autoridades, dignas do tratamento Vossa Excelência.

Alexandre Herculano é reconhecido não somente por gramáticos, como por historiadores e por literatos, dada a sua importância tanto na literatura, na história, como no estudo da língua portuguesa.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário