segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O MANIFESTO DOS CAMPONESES ALEMÃES EM 1525

Na última postagem falamos da relação entre Martinho Lutero e a Guerra dos Camponeses. Agora iremos reproduzir parte do manifesto formal feito pelos camponeses, em 1525, dirigido aos príncipes alemães. Os pedidos tratam de questões religiosas e sociais. A transcrição abaixo cuida somente das questões sociais.

Como dissemos outrora, Lutero se posicionou a favor dos príncipes, e chegou ao ponto de aprovar as mais duras medidas para reprimir a insurreição camponesa. Quase cem mil pessoas foram mortas.

Leiamos o manifesto:

"Em quarto lugar, até agora nenhum pobre podia perseguir a caça, pegar aves ou peixes na água corrente, o que nos parece uma lei totalmente injusta e pouco fraternal, mas interesseira e em desacordo com a palavra de Deus.

Em quinto lugar, somos prejudicados ainda pelos nossos senhores, que se apoderaram de todas as florestas. Se o pobre precisa de lenha ou madeira tem que pagar o dobro por ela. Nós somos de opinião que deve ser restituída à comunidade toda e qualquer floresta que se encontra em mãos de leigos ou religiosos que não a adquiriram legalmente.

Em sexto lugar, preocupam-nos os serviços que somos obrigados a prestar e que aumentam dia a dia. Exigimos que esse assunto seja examinado cuidadosamente, a fim de que não sejamos sobrecarregados...

Em sétimo lugar, não queremos que, doravante, nosso senhorio aumente suas exigências, mas que se atenha ao acordo estabelecido inicialmente entre ambas as partes...

Em décimo lugar, estamos preocupados com o fato de que certas pessoas se apossaram de pastagens e campos, que, no entanto, pertencem a uma aldeia. A não ser que estes tenham sido comprados legalmente, passarão a pertencer novamente à aldeia...

Em décimo primeiro lugar, queremos ver abolido totalmente o costume chamado 'caso de morte', e não permitiremos nem toleraremos mais que alguém, desreispeitando a Deus, apodere-se descaradamente dos pertencentes a viúvas ou órfãos, como sói ocorrer em muitas partes e das formas mais variadas..."

.

2 comentários:

  1. olá, gostei do texto. preciso muito dele pra fazer um trabalho da faculdade. Poderia me informar a fonte?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Carina, a fonte é a seguinte: "História moderna através de textos", de Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria, págs. 128-129, editora Contexto.

    ResponderExcluir