O alemão Hans Staden esteve duas vezes no Brasil, sendo que na segunda vez quase esteve à morte. Deixou um fabuloso registro, através de um livro, sobre o costume dos índios brasileiros das décadas de 40 e 50 do século XVI.
Quando chegaram ao litoral de Santa Catarina, perderam o navio principal. Tiveram que passar dois anos e seis meses naquela redondeza.
Contou ele que passaram muita fome. Tiveram que comer lagartos, ratos do mato, mariscos e outros animais que ele julgou esquisitos.
Relatou que somente recebiam mantimentos dos índios se estes fossem presenteados pelos europeus. Se não recebessem presentes, os índios não negociavam.
Relatou ainda que muitos decidiram ir para o Paraguai, a pé, pelo Rio Grande Sul. Contou que muitos morreram de fome nesse trajeto.
.
“Porque não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo" (Apóstolo Pedro).
VOLTAIRE ERA ATEU, DEÍSTA OU AGNÓSTICO?
- INÍCIO
- VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO
- SÁBADO OU DOMINGO?
- COMO NASCEU O PAPAI NOEL
- TESTAMENTO DE PADRE CÍCERO NA ÍNTEGRA
- MEU NOVO BLOG: DIREITO E POLÍTICA
- SATANISMO EM "SOCIEDADE ALTERNATIVA"
- MEU BLOG DE PORTUGUÊS
- ESTÓRIA OU HISTÓRIA?
- A REVISTA PORNOGRÁFICA NO ILUMINISMO
- NERO E O JUDICIÁRIO
sexta-feira, 19 de março de 2010
BRASIL, 1549: DESCRIÇÃO DE UM ALEMÃO SOBRE SEUS DIAS DE SUFOCO NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário