No início do século XVI havia intelectuais que, no intuito de "educar" os jovens, recomendavam que estes deveriam manter o nariz sempre limpo, bem como, ao assoá-lo (o nariz), jamais se deveria fazer-se utilizar da franja da roupa.
Segundo esses "intelectuais", limpar o nariz no braço ou sobre o cotovelo é próprio dos salgadores. Também não se recomendava limpar o nariz com as mãos e depois esfregá-las nas vestes.
Quando se assoasse o nariz com os dois dedos e se o muco nasal caísse sobre o chão, deveria imediatamente cobri-lo (o muco) com terra, a fim de que as pessoas não sentissem nojo ao ver o dito objeto.
Também se recomendava que, ao assoar o nariz, a pessoa não deveria fazê-lo de modo que produzisse barulho, visto que tal costume era uma prática comum aos animais.
E afinal, qual a maneira adequada para se assoar o nariz (no início da Idade Moderna)?
Torcendo um pouco a cabeça para o lado, e fazendo uso de lenços. Sem barulho e discretamente, claro!
.
“Porque não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo" (Apóstolo Pedro).
VOLTAIRE ERA ATEU, DEÍSTA OU AGNÓSTICO?
- INÍCIO
- VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO
- SÁBADO OU DOMINGO?
- COMO NASCEU O PAPAI NOEL
- TESTAMENTO DE PADRE CÍCERO NA ÍNTEGRA
- MEU NOVO BLOG: DIREITO E POLÍTICA
- SATANISMO EM "SOCIEDADE ALTERNATIVA"
- MEU BLOG DE PORTUGUÊS
- ESTÓRIA OU HISTÓRIA?
- A REVISTA PORNOGRÁFICA NO ILUMINISMO
- NERO E O JUDICIÁRIO
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
O NARIZ NO INÍCIO DA IDADE MODERNA
