Não se sabe ao certo a origem do primeiro hospital. Comumente é aceito que ele surgiu na Idade Média.
Sidartha Gautama (Buda), criou o primeiro protótipo de um hospital. Consta que ele mandou construir instalações ao lado dos mosteiros budistas, com o fim de cuidar das pessoas que apresentavam problemas de saúde.
A invenção de Buda não vingou. Somente no começo da Idade Média, na Roma Antiga, é que teriam surgido os primeiros hospitais do Ocidente, cuja administração competia aos sacerdotes católicos.
Lentamente é que a administração dos tais estabelecimentos saiu do poder dos religiosos e passou ao domínio dos médicos.
A partir da Renascença a igreja perdeu esse monopólio para as autoridades municipais.
Enquanto estavam sob o poder dos sacerdotes, era comum rezas e rituais litúrgicos com o fim de restabelecer a saúde do doente.
Com a emancipação, não desapareceu de todo essa prática - tanto que hoje ainda se admite, inclusive por força de lei.
.
“Porque não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo" (Apóstolo Pedro).
VOLTAIRE ERA ATEU, DEÍSTA OU AGNÓSTICO?
- INÍCIO
- VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO
- SÁBADO OU DOMINGO?
- COMO NASCEU O PAPAI NOEL
- TESTAMENTO DE PADRE CÍCERO NA ÍNTEGRA
- MEU NOVO BLOG: DIREITO E POLÍTICA
- SATANISMO EM "SOCIEDADE ALTERNATIVA"
- MEU BLOG DE PORTUGUÊS
- ESTÓRIA OU HISTÓRIA?
- A REVISTA PORNOGRÁFICA NO ILUMINISMO
- NERO E O JUDICIÁRIO
domingo, 30 de maio de 2010
A EMANCIPAÇÃO DOS HOSPITAIS
Sou evangélico, membro da Assembleia de Deus (Ministério Templo Central). Licenciado em História e Graduando em Direito. Autor dos livros "Manual de português para o dia a dia forense" (2011) e "A origem de Senador Pompeu e as nossas genealogias" (2019). Autor e editor deste blog e também do blog portuguesdidatico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário