O século XVIII ficou conhecido como O Século das Luzes, por causa do Iluminismo.
No referido século era moda pegar a estrada e viajar para outros países. O principal destino era a Itália. As cidades de Roma e outras onde prosperaram o Renascimento eram as mais procuradas.
Propagou-se, naquele tempo, a ideia de que viajar para lugares historicamente famosos tornava o viajante mais culto, mais erudito.
Goethe, conhecido poeta alemão, foi um deles. Aos 37 anos saiu do seu país com destino a Roma graças à tradição da época. Na ocasião ele levou - além dos acessórios básicos - livros de história e manuscritos sobre arte.
Como a fotografia ainda não existia, muitos iam acompanhados pintores, a fim de que fossem registrados os lugares famosos.
A moda, no entanto, não fora criada no Século das Luzes; surgiu 100 anos antes, mas foi no referido século que atingiu seu auge. Hoje, no entanto, a moda ainda persiste firmemente.
.
“Porque não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: 'Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo'. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo" (Apóstolo Pedro).
VOLTAIRE ERA ATEU, DEÍSTA OU AGNÓSTICO?
- INÍCIO
- VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO
- SÁBADO OU DOMINGO?
- COMO NASCEU O PAPAI NOEL
- TESTAMENTO DE PADRE CÍCERO NA ÍNTEGRA
- MEU NOVO BLOG: DIREITO E POLÍTICA
- SATANISMO EM "SOCIEDADE ALTERNATIVA"
- MEU BLOG DE PORTUGUÊS
- ESTÓRIA OU HISTÓRIA?
- A REVISTA PORNOGRÁFICA NO ILUMINISMO
- NERO E O JUDICIÁRIO
sexta-feira, 16 de abril de 2010
A RELAÇÃO DAS VIAGENS COM A ERUDIÇÃO: NO SÉCULO DAS LUZES, A MODA ERA PEGAR A ESTRADA E VIAJAR PARA SE TORNAR MAIS CULTO
Sou evangélico, membro da Assembleia de Deus (Ministério Templo Central). Licenciado em História e Graduando em Direito. Autor dos livros "Manual de português para o dia a dia forense" (2011) e "A origem de Senador Pompeu e as nossas genealogias" (2019). Autor e editor deste blog e também do blog portuguesdidatico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário