domingo, 3 de abril de 2011

JESUS NUNCA RIU E TINHA A PELE PÁLIDA. PAULO, O APÓSTOLO, ERA CARECA E TINHA AS PERNAS TORTAS: O RETRATO FÍSICO DOS DOIS GRANDES NOMES DO NT

Afinal, qual a aparência de Jesus e do apóstolo Paulo? A Bíblia não os descreve fisicamente, embora dê a entender, em relação a Paulo, que ele não era de boa aparência. Se a Bíblia faz silêncio nesse sentido, uma carta de um senador romano - supostamente escrita quando Jesus ainda era vivo - e uma epístola do II século d.C., fazem menção aos aspectos físicos dos dois. As descrições não são aceitas pelos católicos nem pelos protestantes.

Sobre o apóstolo, a descrição se limita a afirmar que ele era "um homem de pequena estatura, sobrancelhas sem separação, nariz avantajdo, calvo, pernas arqueadas [em forma de arco], de compleição forte...". Sendo verdadeira tal descrição e sendo verdadeiro o conteúdo das epístolas aos coríntios, explica-se a preferência dos crentes de Corinto por um outro "pregador", aparentemente bem mais bonito e ávido nas palavras.

Sobre a aparência de Jesus, veja o que diz parte da carta do senador romano:

"É um homem alto e de majestosa aparência; sua face, ao mesmo tempo severa e doce, inspira respeito e amor a quem a vê. Seu cabelo é da cor do vinho e desce ondulado sobre os ombros; é dividido ao meio, ao estilo nazareno. Sua testa, pura e altiva, sua pele pálida e límpida; a boca e o nariz são perfeitos; a barba é abundante e da mesma cor dos cabelos; as mãos, finas e compridas; os braços, de uma graça encantadora; os olhos, azuis, plácidos e brilhantes."

Prossegue o senador:

"Ninguém o viu rir, mas muitos o têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta. Vendo-o à distância, há quem o despreze, mas em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito."

Outra descrição, de autoria de um tal Nicephorus Calixtus, afirma que Jesus tinha a barba e o cabelo loiros, de modo que aquela não era longa, enquanto seus cabelos eram muito compridos, pois só haviam sido cortados por sua mãe, quando ele ainda era uma criança. Também dizia que seu rosto não era nem redondo nem comprido e, de maneira geral, afirmava que ele era fisicamente parecido com Maria, sua mãe.

.

40 comentários:

  1. diz-se simplesmente que era a carta de um senador romano (indefinido) para mim, tais descrições são antagônicas e não merecem crédito de um verdadeiro cristão. Um diz que Jesus tinha cabelo cor de vinho o outro que Jesus tinha os cabelos loiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jesus não tem genética de judeu e sabe porque? porque maria não podia ter relação c/ jose ele foi enviado do espirito santo.creio na visão de alguns santos.como por ex: santa faustina kovauska da polônia.não diz ser loiro + bem parecido como nos quadros.meu pai quando tinha 6 anos teve a mesma visão.olhou p/o céu e viu metade do corpo. disse ser igual o homem do quadro: sagrado coração de jesus. ele nem sabia quem era jesus.quanto a ser loiro, entenda, na época do BARROCO, cada artista pintava jesus a seu jeito.tem o jesus + moreno do império bizantino e o jesus europeu. pra mim ele ñ tem traços de judeu, pois pra isso teria que ter a genética de maria e josé.

      Excluir
    2. A Bíblia diz em Isaías 53: 2, 3: "...olhando para ele, nenhuma beleza víamos para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum."

      Excluir
    3. Esse verso retrata Cristo chagado por causa da cruz!

      Excluir
    4. Foi iso foi quando Jesus tava na cruz ou não?

      Excluir
    5. Jesus se parecia muito com os seus discipulos. Veja: Lc 19.1-10

      Excluir
  2. SEGUNDO A VISÃO DE ALGUNS SANTOS A APARÊNCIA É BEM PARECIDA. MINHA PRIMA QUANDO ERA CRIANÇA TEVE A VISÃO DE UM HOMEM ALTO DO MESMO JEITO DO QUADRO E DISSE A ELA QUE JESUS AMA AS CRIANCINHAS. E FORA OUTROS RELATOS DE VISÕES.

    ResponderExcluir
  3. MEUS COMENTÁRIOS NUMCA SÃO APROVADOS, DEPOIS DIZEM QUE VIVEMOS EM UM PAÍS DEMOCRATICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não me recordo de excluir comentários, salvo aqueles onde conste ofensas. Geralmente publico todos, inclusive aqueles que fazem uma crítica direta ao que escrevo. Mande-me novamente aqueles que você acha que excluí.

      Excluir
    2. você é evangélico? se for, você é um máximo! pois aprovou o comentário de uma católica.

      Excluir
  4. Se é escrito que ele seria fisicamente como os judeus da época para não ir contra Isaias; como ele tinha 1,87 (o santo sudário indica em pesquisas recentes, anteriores indicavam 1,81 ou algo assim) e seria o mais bonito como esse senador diz. Não seria de aparência comum a dele? Maria Madalena não o reconheceu, tendo o confundido com um jardineiro...

    ResponderExcluir
  5. Essas coisas n sao divulgadas porque a sociedade vai pelos esteriotipos e certas classes n aceitariam se Ele tivesse sido negro, indiano. Veja bem, se esse conhecimento que alguns detem nunca foi divulgado eh porque traria revolta, jah que poderia n ser o homem alto e majestoso de olhos azuis que a sociedade proclama.

    ResponderExcluir
  6. Existe um texto de um tal Gaius Iulius Caesar Africanus que define Jesus como alto, forte, de longos cabelos cor de vinho e barba grande de mesma cor, olhos da cor do céu e que quase sempre ele andava calçado. Quanto a Paulo o mesmo escritor diz que ele era um pouco mais baixo do que os homens da Judeia e o resto é o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. A aparência física de JESUS é totalmente irrelevante, pois as escritoras sagradas não expõe, devemos nos apegar em como JESUS era é e sempre será. SANTO, SANTO, SANTO. Não devemos tentar reproduzir a imagem de cristo em estátuas e sim pedir que o ESPÍRITO SANTO nos capacite para reproduzir as atitudes DELE em nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra jardim de Campinas25 de agosto de 2014 15:22

      vc simplificou tudo ,caro amigo anônimo.O que devemos realmente saber é que Ele è SANTO,SANTO,SANTO e não houve não há nem haverá outro igual a Ele,e só Ele pode nos dá a salvação eterna,pois Ele disse :_EU SOU ocaminho,a verdade e a vida.ninguém vai ao PAI se não por MIM

      Excluir
    2. sandra agora fiquei comfuso :se não há ninguem igual a jesus,quem é esse pai de jesus ao qual ele nos leva,é maior ou menor do que jesus? porque diz o texto que ele nos leva ao pai dele .quem é esse pai?

      Excluir
    3. Olá amigo Curioso. Vi sua pergunta à pessoa de Sandra e resolvi responder. Jesus Cristo é o Pai. Há uma coisa que a maioria daqueles que acreditam em Deus não conhecem, é o fato de que não existem tres pessoas no céu, um ser chamado Deus, outro chamado Jesus e outro chamado Espirito Santo. Jesus na verdade é uma forma de manifestaçao de Deus ou o pai e O Espirito Santo é esse mesmo Jesus. No antigo testamento o nome de Deus não era conhecido, mas Cristo fez os homens conhecerem o nome de Deus, que é Jesus. Deus se fez carne, habitou em um corpo humano e a esse corpo humano ele chamou Jesus, que é o seu próprio nomem. E esse mesmo Jesus, morreu e ressucitou na Cruz, por isso ele diz, quem tem o pai, tem igualmente o filho. Quando Deus ainda estava em carne, ele estava despojado de sua glória como Deus, por isso reportava a si mesmo como filho. E ao olhar para o céu orando ao pai, na verdade, era um exemplo de como os filhos de Deus devem ser sujeitos a Deus que é pai.

      Excluir
  8. Particularmente eu tambem concordo com voce amigo anonimo.como JESUS era em forma carnal nao importa o que importa e ter a presenca Dele na nossa vida. Se vivermos da forma Como Ele quer que vivamos com certeza o veremos face a face la no ceu e ai sim saberemos qual a aparencia do Senhor. Que o Senhor vos abencoe.

    ResponderExcluir
  9. tive uma visão de jesus ,alto 180 cabelos cor de avelã compridos ate abaixo das orelhas meio ondulados nas pontas dividido ao meio pele pálida rosto comprido barba normal olhos amendoados cor cinza puxado para o mel cintilantes vestes brancas com franjas na parte de baixo ...não me sai da mente esta imagem .

    ResponderExcluir
  10. da onde vcs tiraram essa aparencia de jesus,,?

    ResponderExcluir
  11. vcs só publicam o que vcs acham que é bom né,,,o que é contra a sua opinião vcs nao colocam ,,hipocritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayton Lima, não pratico a censura. Se olhar outras matérias, verá que há opiniões favoráveis e contrárias ao que está sendo publicado. Os comentários somente são vedados quando entendo que há ofensas pessoais, quer ao proprietário do blog, quer a alguns dos participantes, quer a terceiros. Seja bem-vindo, e estou convicto de que em nenhum momento censurei comentários com base unicamente em opiniões contrárias ao que está sendo publicado. OUTRA COISA: não acesso diariamente o blog, razão por que muitas vezes um comentário somente é publicado vários dias após o envio, o que pode muitas vezes dar a entender que se trata de censura.

      Excluir
  12. quanta loucura! o ser humano é tão idiota, acredita em qualquer porcaria que apresentem por figura, disque e achologias, nem sei o que dizer.

    ResponderExcluir
  13. eu gostei da resposta da Susana Câmara.. Além do mais pra mim não importa se ele veio. negro,branco, baixo, alto, belíssimo ou feio aparentemente..porque pra mim ele era é e sempre vai ser o ser mais incrível...mais belo pois os relato bíblicos dele sao maravilhosos, um homem super sábio, bondoso,verdadeiro e puro. etc...

    ResponderExcluir
  14. eu gostei da resposta da Susana Câmara.. Além do mais pra mim não importa se ele veio. negro,branco, baixo, alto, belíssimo ou feio aparentemente..porque pra mim ele era é e sempre vai ser o ser mais incrível...mais belo pois os relato bíblicos dele sao maravilhosos, um homem super sábio, bondoso,verdadeiro e puro. etc...

    ResponderExcluir
  15. eu gostei da resposta da Susana Câmara.. Além do mais pra mim não importa se ele veio. negro,branco, baixo, alto, belíssimo ou feio aparentemente..porque pra mim ele era é e sempre vai ser o ser mais incrível...mais belo pois os relato bíblicos dele sao maravilhosos, um homem super sábio, bondoso,verdadeiro e puro. etc...

    ResponderExcluir
  16. Referente a aparência física, concordo ser irrelevante, o que importa são seus ensinamentos.
    Quanto ao fato de ele nunca sorrir, porém, não se trata de aparência física mas de sentimento: Jesus cativava até mesmo as crianças por isso duvido de que ele nunca tenha sorrido. Provavelmente a pessoa que o descreveu somente conviveu com Ele em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  17. Jesus foi um anjo descido dos mundos celestiais, portanto sua aparência era belissima. Possuia os cabelos da cor da amêndoa bem madura dividido ao meio que lhe caiam pelos ombros formando cachos, olhos verdes, barba espessa da cor dos cabelos aparada, levemente repartida. Seu olhar muito belo, tez morena braços e mãos irrepreensiveis. Perfil elegante e severo e doce ao mesmo tempo. Quer queira ou não os evangélicos preconceituosos Jesus possuia sim os cabelos compridos pois honrava ao pai.Agora sabe o que desonra o homem é ficar julgando o próximo pelo tamanho de cabelo, cor, ou etnia. O que honra o homem são suas virtudes e o que desonra são seus pecados, luxúria, ambição, inveja, maledicência.ok.

    ResponderExcluir
  18. Mentira deslavada. Vivendo sob o sol, filho de uma Judia, carpinteiro. Não poderia ser branco, menos ainda de olhos claros. Esse Jesus europeu todo afrwscalhado que a Igreja Católica quer nos fazer engolir. Ah vá.

    ResponderExcluir
  19. Mentira. Aparência não é nada. Apenas leia a Bíblia. Isaías profetizou sobre Jesus e disse:
    Quem creu em nossa mensagem? E a quem foi revelado o braço do Senhor ? Ele cresceu diante dele como um broto tenro e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
    Isaías 53:1-5 NVI
    Bíblia meu amor, leia a Bíblia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È isso aí, amigo.
      A aparência de Jesus é tão irrelevante que em nenhum momento é citado na Bíblia.
      Acredito que ele tenha tido uma aparência de um homem comum do Oriente Médio, q não chame a atenção por conta disso.
      Jesus chamou atenção por suas palavras e atitudes.

      Excluir
  20. Bom dia a todos. A graça e a paz de Cristo sejam, com todos vocês. A aparência prescrita pelo profeta Isaías, o profeta messiânico, ou seja o que anuncia a vinda do Messias (Jesus Cristo), nos revela alguém que não seria bem recebido pelas autoridades estatais e as espirituais, por ser considerado galileu, pelos tais. (Galileu: Significa o que veio da galileia e indica uma pessoa que se destaca pela honestidade, pelo dinamismo e por um senso prático fora do comum. Como o trabalho toma boa parte do seu tempo, tende a ser solitário, mas encontra prazer na companhia dos livros e da boa música), era considerado uma pessoa das mais simples e sem significância, em comparação a eles mesmos, Jesus não era ninguém a ser considerado. Em suma a revelação do profeta Isaías foi esta e confirmada pela receptividade de tais governantes e magistrados da época. Enfim, o que importa a aparência de Jesus? Como Ele aparentava fisicamente, isso não importa. Se notarmos uma das cartas dos senadores mostra um homem de pele pálida, e, que não cobria a cabeça. Eu faço uma observação aqui, em toda aquela região da Palestina, Israel, enfim toda aquela região é de um calor insuportável e na maioria das matérias apresentadas nos jornalismos e documentários daquelas regiões, as pessoas tem a pigmentação da pele mais bronzeada, devido a exposição ao sol, então como explicar esta carta deste senador romano.
    A aparência de Jesus, só saberemos, quando podermos vê-lo. A bíblia relata em Apocalipse 1:7 (Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!). Eu mesmo, em um sonho, já vi Jesus na forma de um leão, igual ao Aslan do filme Nárnia. O importante não é a aparência, mas sim a mensagem que Jesus proclamou, e que é viva até os nossos dias. O que tem acontecido nos últimos dias, é que enquanto nos prendemos a detalhes que não podem edificar em nada, nos desviamos do alvo que é Cristo e sua mensagem que é cheia de virtudes, que está em "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a ti mesmo". Enquanto nos prendemos em saber sobre qual era a fisionomia de Jesus. muitos são os doentes que estão morrendo e cabe a cada um de nós alcançar estas almas e ganha-las para o reino de Deus. Jesus disse "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, fazei discípulos, etc..." ele não direcionou sua mensagem, apenas a um grupo de pessoas especificas. Se hoje temos a oportunidade de ouvir sobre todas as maravilhas que Jesus fez e continua a fazer, penso que mais pessoas poderiam ser participantes destes milagres, maravilhas e sinais que atravessam os tempos e se prolongara até a sua volta. Com base nisso, vamos nos esforçar em anunciar que Jesus Cristo vive, para todas as pessoas que estiverem ao nosso alcance, porque assim estaremos cumprindo a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, e certamente estaremos com ELe naquele grande dia que há de vir e então podermos entrar pelos portões da cidade celestial, a nova Jerusalém, para todo sempre.

    Que o amor de Deus, a graça salvadora de Jesus e as doces consolações do Espirito Santo, sejam com todos vocês, hoje e sempre... Amém

    ResponderExcluir
  21. Olá, achei interessante todos comentários, e vou deixar algo que aconteceu.Um índio foi evangelizado e aceitou à Jesus como seu Único Senhor e Salvador, estava feliz demais, mas foi excluído da tribo por essa decisão,então a tristeza entrou no seu coração de tal forma, que ele adentrou a mata e iria suicidar, aí em lágrimas ele viu um homem que se aproximou dele e disse não faças isso, o homem estava com o rosto pintado (como índio) e suas mãos e pés com as marcas dos pregos daquela cruz., hoje esse índio é um missionário, e tem contado o seu testemunho de vida a quem quiser ouvir e dessa forma Jesus tem transformado muitas vidas por onde ele fala da experiência que teve com Jesus e claro da sua palavra que transforma quem quer. Queridos, eu particularmente acredito ele ter aparência de galileu, quando subirmos saberemos de tudo isso. Peça voce pra ter também sua experiência com o meigo nazareno. Mas lembre-se Jesus já existia antes da fundação do mundo., lembra? "FAÇAMOS o homem NOSSA imagem e semelhança"(Pai,Filho e Espirito Santo). Espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
  22. A fisionomia mais próxima que temos de Jesus está em Isaías 53:2. Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Podemos observar que pela descrição de Isaías que para os padrões de beleza imposta pela humanidade era considerado um homem feio e sem atrativos físicos. No oriente médio daquela época com o sol escaldante de lá, seria humanamente impossível Jesus ter olhos claros, pele branca e cabelos loiros, mas a aparência de Jesus é o que menos importa, pois sua beleza é interior e suas palavras transmitiam o amor puro. Em relação ao sudário também tenho uma opinião formada, pois também em Isaías 52:14 (pois o seu aspecto estava tão desfigurado que não era o de um homem, e a sua figura não era a dos filhos dos homens), portanto podemos comprovar que o sudário é falso.

    ResponderExcluir
  23. Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
    Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.
    E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.
    As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.(Salmo 45, 2-5)

    ResponderExcluir
  24. Para ser valente como foi Paulo, só podia ser baixinho mesmo!

    ResponderExcluir
  25. se ele for preto ou branco ou cabelo bom ou ruuim.....minha fé é a mesma

    ResponderExcluir