terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA DO "PORRA"

Antes mesmo de entrarmos no mérito propriamente dito, é conveniente esclarecer que o título também poderia ser A história da "porra", uma menção à interjeição e não necessariamente ao vocábulo. Como a prioridade será mesmo este e não aquela, optamos pelo artigo no masculino.

Hoje em dia "porra" tem alguns significados. Pode ser empregado como interjeição, em frases do tipo "Ai que porra!", ou com sentido obsceno, para designar o espermatozoide.

Se voltarmos no tempo, veremos outros significados, alguns dos quais bem associados à história da Igreja e da Roma clássica.

Na antiga Roma, "porra" (de onde vem o dimunitivo "porrete") era um cassetete - com algumas protuberâncias e usado por soldados, que o conduzia à altura da cintura.

Na língua portuguesa, a primeira vez que o vocábulo "porrada" - originada de "porra" - apareceu, foi no século 12, e fazia menção a impostos ou multas. A partir do século 13, "porra" ganhou o sinônimo de cetro e era bastante utilizado nos círculos eclesiásticos, significado este que durou até o século 15.

A partir de então já se verifica o emprego da citada palavra com sinônimo relacionado ao sêmen, cuja tradição chegou aos nossos dias.

Segundo Deonísio da Silva, doutor em Letras pela USP, "porra" é uma derivação do latim e está associado ao significado de "atirar para a frente". O vocábulo em questão é apenas um dentre tantos outros que mudaram de significado no percurso histórico, cuja utilização deve ser cuidadosamente estudada por quem pretende esmiuçar os textos históricos.

Frei Joaquim de Santa Rosa até compôs uns versos para explicar os cuidados que deveremos ter ao nos reportarmos ao dito vocábulo:

"Este nome a que a malícia dos tempos aligou uma ideia pouco decente, e que desterrado da gente cortesã, polida e grave, se ouve tão somente por entre a escória da população, ocupava, algum dia, honradíssimo lugar em dialeto dos nossos maiores."

.

Um comentário:

  1. A explicação que eu conheço vem de Mário Souto Maior, no seu Dicionário dos Palavrões e Termos Afins, para quem "porra" vem do latim "alium porrum" (alho-poró), pela semelhança do esperma com o alho machucado (porrum-porra).

    ResponderExcluir