domingo, 30 de maio de 2010

A EMANCIPAÇÃO DOS HOSPITAIS

Não se sabe ao certo a origem do primeiro hospital. Comumente é aceito que ele surgiu na Idade Média.

Sidartha Gautama (Buda), criou o primeiro protótipo de um hospital. Consta que ele mandou construir instalações ao lado dos mosteiros budistas, com o fim de cuidar das pessoas que apresentavam problemas de saúde.

A invenção de Buda não vingou. Somente no começo da Idade Média, na Roma Antiga, é que teriam surgido os primeiros hospitais do Ocidente, cuja administração competia aos sacerdotes católicos.

Lentamente é que a administração dos tais estabelecimentos saiu do poder dos religiosos e passou ao domínio dos médicos.

A partir da Renascença a igreja perdeu esse monopólio para as autoridades municipais.

Enquanto estavam sob o poder dos sacerdotes, era comum rezas e rituais litúrgicos com o fim de restabelecer a saúde do doente.

Com a emancipação, não desapareceu de todo essa prática - tanto que hoje ainda se admite, inclusive por força de lei.

.

sábado, 29 de maio de 2010

NERO E SUAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO. ENFIM, SUICIDOU-SE.

Nero é retratado como um homem cruel, grande perseguidor do cristianismo, e ao mesmo tempo um amante das artes. Governou o Império Romano de 54 a 68 d.C.

Nos últimos dias de seu governo foi declarado inimigo público pelo senado romano, que deu ordens para prendê-lo, bem como julgá-lo segundo o costume dos antigos.

Foragido, Nero passou fome e sede. Para não perecer de sede, sentiu-se forçado a beber água de um lamaçal.

O imperador não sabia em que consistia a punição dos antigos. Perguntou a seu secretário a forma de tal suplício. Foi informado de que uma forquilha era atada ao pescoço do condenado.

Ao saber, pegou dois punhais que trazia consigo e tentou enfiá-los na garganta. Não teve coragem, pois sentiu que seria muito doloroso. Justificou dizendo que sua hora ainda nao havia chegado.

Quando soube que um soldado romano estava a sua procura para o entregar ao senado, pediu a seu secretário que o ajudasse a perfurar um dos punhais em sua garganta.

Assim foi feito. Antes de morrer ainda teria dito:

"Tarde demais! Isto é que é fidelidade."

.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PROFESSOR OBRIGA ALUNO DE 12 ANOS DE IDADE A COMER FEZES HUMANAS COMO FORMA DE CASTIGO

O fato foi presenciado por ninguém menos do que Erasmo de Rotterdam, famoso humanista.

Em outra ocasião relatamos a forma cruel como alunos eram tratados por padres no início da Idade Moderna, sendo que o próprio Rotterdam serviu de testemunha.

Relatou o dito humanista que testemunhou um aluno de 12 anos de idade, filho de pais de elevado padrão social, ser submetido a mais degradante humilhação que se possa imaginar.

A fim de castigar o aluno, seu professor deu ordens a um carrasco para que colocasse fezes humanas na boca da criança. Assim foi feito.

Consta que, não podendo mais expelir as fezes, o garoto foi obrigado a engoli-las.

Depois, totalmente despido, foi suspenso com cordas pelas axilas, quando passou a sofrer outras formas de castigos físicos e psicológicos.

Quanto mais o garoto se dizia inocente, mais eram aumentados tais castigos.

.

terça-feira, 25 de maio de 2010

VOLTAIRE: O FILÓSOFO BRIGÃO, MENTIROSO E ESPERTALHÃO


Imagem da internet

Voltaire (1694 - 1778), conhecido filósofo iluminista francês, era dado à estupidez, à arrogância, do tipo que partia para a briga. Tinha uma língua afiada, e não gostava de levar desaforo para casa: certa vez, foi chantageado por um corretor, e, como resposta, o agarrou pela garganta, jogando-o no chão.

Candidatou-se para a Academia Francesa, em cuja oportunidade ele se declarou católico (quando na verdade era deísta), e ainda elogiou vários jesuítas poderosos. Enfim, mentiu.

Voltaire devia uma conta a um livreiro, e, ao que tudo indica, não tinha a pretensão de pagar a dívida. Certa vez o tal livreiro o encontrou e cobrou a conta atrasada. Voltaire ficou furioso e acabou dando um soco no ouvido do livreiro, o que fez com que o secretário do filósofo tentasse consolar o pobre cobrador, dizendo: "Senhor, acabais de receber no ouvido um soco de um dos maiores homens do mundo".

Foi convidado por Frederico II, rei da Prússia, a residir no palácio real, tamanha era a admiração do monarca pelo filósofo. Lá, no palácio, entrou em muitos atritos com o rei. Certa vez, Frederico II convidou um grande matemático conterrâneo de Voltaire a residir na corte (pois Frederico II foi um grande amante das letras e da ciência), e, num certo dia, o matemático entrou em atrito com um matemático subordinado acerca de uma interpretação sobre Newton. Frederico puniu pelo matemático "superior", ao passo que na mesma hora Voltaire correu em favor do "inferior".

Outra vez o filósofo compôs um poema sobre Frederico. Lendo o rascunho, o rei passou a noite rindo. Não sabia ele que o poema já havia sido enviado para ser publicado. Depois que soube, Frederico ficou furioso e mandou prender Voltaire.

Morreu angustiado.
.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O TERREMOTO QUE DEU O QUE FALAR: IGREJA ACUSA PECADO DO POVO COMO CAUSA E DOIS RENOMADOS FILÓSOFOS TROCAM INSULTOS ENTRE SI

A culpa foi do terremoto ocorrido em novembro de 1755, mais precisamente no Dia de Todos os Santos. . . logo nesse dia.

Tal desastre é elencado como um dos maiores já ocorridos em Lisboa e deu o que falar na época.

A estimativa de mortos varia de 15.000 a 30.000 mortos. 85% das casas desabaram. 35 das 40 igrejas de Lisboa foram ao chão e 54 dos 66 conventos desmoronaram.

Naquela manhã as igrejas estavam lotadas, o que aumentou o número das vítimas. Depois do ocorrido, o clero francês se pronunciou oficialmente: a culpa é do povo de Lisboa, porque eles estavam cheios de pecado.

Ou seja, as igrejas caíram por causa do pecado dos fiéis.

Indignado com a resposta dada pelo clero francês, o famoso iluminista Voltaire compôs um dos seus mais célebres poemas, através do qual expressava um velho dilema: ou Deus pode evitar o mal e não quer, ou deseja evitá-lo e não consegue.

O poema se espalhou e chegou ao conhecimento de outro conhecido filósofo: Rousseau, que rebateu as críticas de Voltaire em uma nota pública, na qual fazia constar que o próprio homem (e não seus pecados) devia ser culpado pelo grande número de mortos, porque, segundo ele, se os homens vivessem nos campos, a céu aberto, o desastre teria sido bem menor, exemplificou.

Tal atitude de Rousseau levou Voltaire a chamá-lo de "o escárnio de Voltaire".

Pois é, pouca gente sabe, mas os dois grandes iluministas andaram se desentendendo por causa de um terremoto.

.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CARTA DE CONSTANTINO AO REI PERSA


John Fox (1517-1587), escritor do período da Reforma Protestante, trouxe à tona uma carta* que o imperador Constantino enviou ao rei persa, com os seguintes dizeres:

"Somente pela minha fé em Cristo Jesus é que os subjuguei. Por isso, Deus foi meu ajudador, deu-me a vitória na batalha e faz-me triunfar sobre meus inimigos. Da mesma maneira me tem ampliado os limites do Império Romano, de modo que se estende desde o Oceano Ocidental até quase os confins do Oriente. E nestes domínios não tenho oferecido sacrifícios às antigas divindades, nem usado os encantamentos ou adivinhações: só tenho oferecido orações ao Deus Onipotente, e seguido a cruz de Cristo. Muito me regozijaria se o trono da Pérsia achasse também glória e abraçasse os cristãos, de modo que tu comigo, e eles contigo, pudéssemos gozar a verdadeira felicidade".

Em nossa opinião, Constantino não foi um cristão genuíno, apesar da carta.

_______________________
*A carta fora publicada pelo dito escritor (John Fox) em sua preciosa obra O livro dos mártires, cuja primeira publicação se deu em latim, em 1554. A publicação em inglês se deu nove anos depois.


.

terça-feira, 4 de maio de 2010

AS CAÇADAS NOTURNAS FORAM CRIADAS PARA PROPORCIONAREM DIVERTIMENTO E ACABARAM SE TORNANDO UM PODEROSO SINÔNIMO DE STATUS SOCIAL

Você já assistiu ao filme Tristão e Isolda? O referido filme mostra, além de tantas outras cenas, o rei da Cornuália deixando sua bela esposa no castelo para praticar aquilo que era uma tradição entre os europeus da época (século 12): caçar à noite acompanhado de amigos.

Segundo Caio Suetônio, historiador do segundo século d.C., foi Júlio César (100 a 44 a.C.), membro do Primeiro Triunvirato romano, o criador dessa prática, que tinha por objetivo gerar divertimento para seus praticantes.

E virou moda mesmo, sinônimo de status social.

Os membros da nobreza e da realeza na Idade Média se sentiam no dever de levar o costume adiante, e faziam isso com alegria, pois convidar os amigos mais chegados para uma boa caçada noturna era um hábito bastante sedimentado.

Tais práticas, no entanto, possibilitaram alguns encontros amorosos proibidos, como aquele mostrado em Tristão e Isolda, que mostrou a esposa do rei se encontrando com seu sobrinho (do rei).

Antes de Júlio César há registros da prática de caçadas entre os gregos clássicos, mas com fins educacionais para jovens.

.

domingo, 2 de maio de 2010

BRASIL: ESCARRAR, ASSOAR O NARIZ E CUSPIR JÁ SERVIRAM DE RESPOSTA PARA PEDIDOS DE NAMORO

Já vimos que no Brasil do século XIX o periquito já serviu de sinal para encontros amorosos escondidos.

Mas outros sinais esquisitos também foram registrados no Brasil.

Quando um rapaz estava interessado em alguma jovem, ele acertava com ela que apareceria próximo de sua casa (dela) e emitiria alguns sinais como prova de que ele queria sair com ela.

Geralmente o rapaz escarrava ou assobiava. Outras vezes se passava por vendedor e passava em frente à casa da moça anunciando um determinado produto.

Há casos - acreditem - de moças que se apaixonavam pela forma como o rapaz cuspia, pois o cuspe também servia de sinal.

Outros ainda ficavam assoando o nariz, outros fungando.

Se a moça respondesse com o mesmo gesto era sinal de que o encontro daria certo. A cuspideira, as tosses e as fungadeiras poderiam durar vários minutos ou horas, até que a moça se posicionasse. O silêncio da pretendida seria um "não".

.