terça-feira, 7 de dezembro de 2010

JESUS CRISTO E SÃO PEDRO SÃO VISTOS DORMINDO EM ALPENDRE

Os séculos que se seguiram ao nascimento da Igreja possibilitaram que muitas historietas acerca dos personagens bíblicos surgissem e prosperassem, ganhando ramificações imprevisíveis. Uma delas chegou ao Nordeste brasileiro (ou foi gerada aqui mesmo) e envolve nada mais e nada menos do que Jesus Cristo e o apóstolo Pedro, mais conhecido por São Pedro.

Jesus e Pedro andavam pelo mundo, famintos e sem teto, até que chegaram a uma casa de um rico fazendeiro. Pediram comida e dormida. Depois de algumas perguntas feitas pelo fazendeiro, este aceitou que os dois comessem e dormissem em sua casa. Impôs, no entanto, duas condições: que eles dormissem no alpendre e não fizessem barulho durante o sono. Assim foi feito.

Acontece que Pedro roncava muito. Logo que se deitaram, o "santo" apóstolo começou a roncar alto e embora tenha sido advertido por Jesus, não parou de fazer barulho.

Não deu outra: o fazendeiro foi despertado de seu sono com o ronco de Pedro. Este e Jesus dormiam lado a lado em duas redes, de modo que a rede de Pedro ficava mais próxima da porta que dava para a entrada principal da casa.

Enfurecido, o fazendeiro pegou um chicote e partiu em direção ao alpendre. Sem saber qual dos dois roncava, meteu o chicote em quem estava dormindo na primeira rede - no caso, Pedro.

Satisfeito, o dono da casa voltou para dormir. Pedro, no entanto, continuou a roncar, mesmo depois da surra que levou. Temendo que Pedro fosse surrado novamente, Jesus sugeriu que os dois trocassem de rede. Assim foi feito.

Novamente o fazendeiro fora acordado com o ronco do apóstolo. Mais enfurecido ainda, pegou o mesmo chicote e partiu em direção aos dois. Chegando ao alpendre, raciocinou: "O da primeira rede já apanhou, agora vou bater naquele que está na segunda rede!".

Ocorre que era Pedro quem estava na segunda rede, pois Jesus havia mudado de lugar. Novamente Pedro foi surrado e Jesus terminou a noite ileso.

Ouvi muito dos mais velhos, pessoalmente, essa história. Quando perguntado o porquê de somente Pedro apanhar e não Jesus, me diziam que este não apanhava pelo fato dele ser Deus. Tal raciocínio parece não ter apoio bíblico, pois segundo os relatos da Bíblia, Jesus veio ao mundo e padeceu para que a humanidade fosse salva.

Pelo menos é assim que consta.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário