segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ORKUT: VOCÊ SE DEFINE COMO UM CAUCASIANO? CONHEÇA O RACISMO QUE HÁ POR TRÁS DESTE TERMO

A primeira pergunta é: você tem orkut? A segunda é: quando você vai criar seu perfil, mais precisamente no espaço destinado à etnia (no campo social), você se define como um caucasiano?

A resposta é simples: se você é de cor branca, certamente assinalará caucasiano. Abaixo, conheça a relação da cor e do referido termo tratados aqui.

Caucasiano vem de Cáucaso, que é uma região que abrange a Europa oriental e a Ásia ocidental. Abrange, para ser mais preciso, parte da Rússia, da Geórgia, Turquia, etc.

O termo caucasiano é apontado como fruto de um racismo científico que surgiu no final do século dezoito, baseado a partir de estudos linguísticos.

O cientista alemão Johann Blumenbach (1752-1840) tinha grande admiração pela Geórgia (uma das repúblicas do Cáucaso) e, somado à crença de que a origem das línguas indo-europeias se deu no Cáucaso, ficou fácil do referido alemão afirmar que o verdadeiro branco era aquele que nasce no Cáucaso.

Para variar, o termo excluía judeus, árabes e outros grupos mediterrâneos. Ou seja, havia a clara pretensão de associar a cor ao lugar.

Adolf Hitler, o eterno sanguinário alemão, era um daqueles que não somente associava a verdadeira cor ao espaço físico, como estava disposto a impor seu ponto de vista sobre o tema.

Assim, de forma desavisada, somos obrigados a copiar e fazer prosperar conceitos puramente raciais, sem ao menos darmos conta do embuste histórico que há por trás disso.

Mas o orkut tem outras falhas. No quesito religião, tantos que gostariam de se definir como deísta, como espírita, como criacionista e não há tais opções.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário