terça-feira, 28 de setembro de 2010

A PRIMEIRA RUA NUMERADA E O PRIMEIRO SISTEMA DE MÃO E CONTRAMÃO NO TRÂNSITO DO BRASIL

Provavelmente a primeira rua numerada do Brasil foi a Rua Direita, no Rio de Janeiro. Depois teve o nome mudado para 1º de Março, ainda no século XIX.

A citada rua teve seu nome mudado por ordem de D. Pedro II, que, no dia 1º de março de 1870, comerava o fim da Guerra do Paraguai, ocasião em que o imperador desceu à rua para juntar-se às manifestações populares.

Mas a numeração se deu várias décadas antes. O referido marco na história do Rio de Janeiro aconteceu em 1824, em decorrência do crescimento da então capital do país, que exigia a numeração das casas como forma de organização urbanística.

A chegada da família real ao Brasil trouxe um aumento populacional como nunca havia acontecido na antiga colônia. Em apenas 14 anos o país praticamente cresceu 30%.

O tráfego de carruagens e animais intensificou de forma visível nas ruas da capital. Novas ruas e bairros surgiram. A cidade crescia a todo vapor.

No mesmo ano houve outra inovação no país: foi criado e organizado o sistema de mão e contramão, a fim de fazer fluir o trânsito no Rio de Janeiro.

Mesmo apesar da modernidade que se avizinhava de forma promissora, estrangeiros narravam que tribos indígenas ainda residiam praticamente dentro da então capital, contrabalançando, assim, o "ar" de urbanidade na falada Rio de Janeiro do século XIX.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário