quinta-feira, 2 de setembro de 2010

HISTORIADOR QUE ESTÁ SEPULTADO EM SOROCABA (SP) DESCOBRIU QUE PEDRO ÁLVARES CABRAL ESTÁ ENTERRADO NO BRASIL

Pedro Álvares Cabral é oficialmente o descobridor do Brasil. Seu nome oscilou entre a fama e o esquecimento, mesmo quando ainda estava vivo.

Apesar de ser aclamado em Portugal no ano de 1501, Cabral se desentendeu com o monarca de seu país, o que resultou em sua substituição por Vasco da Gama para uma expedição ao Oriente.

Passou a residir no Brasil, em Santarém (PA), onde viveu seus últimos anos de vida com a esposa e filhos, até morrer e ser sepultado na mesma cidade.

Seu túmulo permaneceu desconhecido até o século 19, quando foi descoberto pelo historiador Adolfo de Varnhagem.

O referido historiador é considerado por muitos o Heródoto brasileiro, uma menção à peternidade da História do Brasil, uma vez que Heródoto é comumente aceito como o pai da História.

Assim como o notável pesquisador português Alexandre Herculano, Varnhagem tinha o dom para a pesquisa. Incansável, vasculhou arquivos europeus em busca de informações e documentos que falassem sobre o Brasil.

Foi justamente em uma dessas pesquisas que localizou o túmulo de Pedro Álvares Cabral, que se encontra sob o piso de uma das igrejas daquela cidade. O historiador, por sua vez, fora sepultado no Chile, mas os restos mortais foram transportados para Sorocaba, no Estado de São Paulo.

O bibliófilo e academista José Mindlin - que faleceu recentemente - adquiriu parte da biblioteca do historiador.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário