quinta-feira, 22 de julho de 2010

O PRIMEIRO TEATRO DA AMÉRICA DO SUL PERTENCE AO BRASIL E FOI IDEALIZADO POR UM CORONEL

O primeiro teatro da América do Sul foi construído no Brasil, em Minhas Gerais, cuja inauguração se deu em junho de 1770.

Chamava-se Casa da Ópera de Vila Rica. Localizado na histórica Ouro Preto, ainda hoje permanece imponente e em atividade.

Seu construtor e proprietário foi um coronel e comerciante da antiga Vila Rica, declaradamente amante da vida teatral.

O idealizador conseguiu o apoio de pessoas ricas e influentes da velha cidade mineira, entre as quais estavam magistrados e militares de alta patente a fim de colocar em prática seu audacioso projeto.

João de Sousa Lisboa (o idealizador da obra) se vangloriava por ter introduzido no teatro de sua cidade mulheres no papel de atrizes, as quais substituíram os costumeiros requisitados travestis.

Assim como no antigo teatro grego, as mulheres não tinham participação nas peças, sendo os papéis femininos representados por homens vestidos de mulher.

Mas Sousa Lisboa conseguiu quebrar esse tabu (em outros países já havia atrizes). Sentiu-se feliz por essa proeza. Tal contentamento se comprovou numa carta que ele enviou a um amigo residente em Goiás, com quem compartilhou sua felicidade.

Chegou a afirmar ainda que havia mulheres que atuavam com grande primor, revelando, assim, o talento feminino. Após sua morte o teatro passou por altos e baixos. Sessenta anos depois de sua inauguração, as sessões passaram a ser semanais, tamanho o sucesso entre os mineiros.

Com a ascensão e a popularização da fotografia (final da penúltima década do século XIX) e o advento do cinema (final do século XIX), o teatro perdeu um pouco de seu encantamento, embora sempre ativo.

.

2 comentários:

  1. nossa isso vai me render uma bela de uma nota 10 .

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho que fazer um seminário sobre teatro, e com essa informação eu irei tirar uma boa nota !!!

    ResponderExcluir