quarta-feira, 7 de abril de 2010

SORRIR, BOCEJAR, CUSPIR E TOSSIR: NO INÍCIO DA IDADE MODERNA AS CRIANÇAS RECEBIAM AULAS DE ETIQUETA

No início da Idade Moderna as crianças recebiam aulas de etiqueta. O objetivo era adquirir comportamentos nobres, os quais eram comumente invejados. Abaixo, veja o que Erasmo de Rotterdam sugeria para as crianças.

Riso: ensinava que a criança deveria evitar as risadas que mexiam todo o corpo, bem como aquelas em que se abre muito a boca. Dizia ainda que rir de tudo é coisa de bobalhão e não rir de nada é estupidez. Para ele, somente os tolos dizem que morrem de rir.

Bocejo: ensinava que se o bocejo vier repentinamente, que a boca seja coberta com um lenço ou com a palma da mão e após, seja feito o sinal da cruz.

Cuspir: segundo ele deve-se cuspir num lenço, que todos deverão portar para eventuais necessidades. Se por acaso alguém cuspir no chão, ensinava que deveria cobrir o cuspe imediatamente, para evitar náuseas em quem o olhasse.

Tossir: dizia ele que se alguém tosse enquanto fala está mentindo. O correto seria tossir sem expelir o ar no rosto de quem está perto. E a referida tosse deverá ocorrer enquanto se ouve e não enquanto se fala.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário