quarta-feira, 21 de abril de 2010

BRASÍLIA, 50 ANOS: A ORIGEM QUE POUCOS CONHECEM

Em 2010 faz 50 anos da fundação de Brasília, mais precisamente no dia 21 de abril.

A primeira capital do Brasil foi Salvador, que perdeu a titularidade para o Rio de Janeiro, em 1763. A ideia de se criar uma nova capital surgiu por volta do começo do século XIX, com José Bonifácio, o Patricarca da Independência.

Ele havia sugerido que o nome da nova capital fosse Petrópolis ou Brasília. Venceu o segundo nome. Mais tarde, ainda no mesmo século, o historiador Francisco Adolfo de Vanhagem (que faleceu em 1878) engrossou as vozes que defendiam tal ideia.

Em 1892 foi criada a Comissão Exploradora do Planalto Central para estudar o local onde seria a nova capital. A referida Comissão fora liderada por um astrônomo belga, amigo de D. Pedro II, com quem gostava de conversar sobre estrelas e cometas.

Decidiu-se que o Distrito Federal teria 160 por 90 quilômetros. O local foi chamado de Quadrilátero Cruls, em homenagem ao sobrenome do astrônomo belga.

Mas o projeto não vingou. Somente em 1954 formou-se uma nova comissão, chamada de Missão José Pessoa, para estudar o exato local onde seria Brasília. A segunda comissão escolheu exatamente o mesmo local que a primeira.

É fato, também, que várias décadas antes de Brasília, antes mesmo de Juscelino subir ao poder, já havia plantas que representavam os projetos de construção da capital.

Para completar, 100 anos antes de Brasília ser criada, um padre italiano, Giovanni Bosco, havia tido um sonho, no qual afirmara que no exato local onde hoje está Brasília corria leite e mel.

E Juscelino teve conhecimento disso.

Mas por que mesmo JK criou Brasília? Um dos motivos pode ter sido porque queria fugir do Rio, com medo de que lá fosse deposto.

.

Um comentário:

  1. legal mais poderia ser mais rapido e mais interesante

    ResponderExcluir