quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 DE ABRIL, DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL: CARTA DA ÉPOCA NARRA OS PRIMEIROS CONTATOS DE PEDRO ÁLVARES CABRAL COM OS ÍNDIOS

Oficialmente o Brasil foi descoberto no dia 22 de abril de 1500. Há quem defenda ter sido em data anterior. Mas não é isso o que interessa aqui.

Logo que chegou ao Brasil, a caravana de Cabral ficou admirada com os índios, não somente pela aparência física como também pelos costumes.

Pero Vaz de Caminha, que narrou os primeiros contatos, contou que um dos tripulantes carregava sobre os ombros um papagaio, entregue aos índios, que por sua vez apontaram para a terra, dando a entender que existiam muitos no Brasil.

A tripulação mostrou-lhes um carneiro e os índios nada fizeram; foi-lhes entregue uma galinha e tiveram medo dela; pão e peixe cozido foram oferecidos e os índios não quiseram comer. Nem água quiseram beber.

Alguns dormiram nos navios, nus como de costume, o que gerou grande admiração por parte dos portugueses.

Ficaram encantados ainda com as partes íntimas das índias, as quais disseram ser "tão cerradinhas e tão limpas", que "muitas mulheres da nossa terra, vendo-lhes tais feições, fizeram vergonha por não terem as suas [partes íntimas] como elas."

Já em matéria de religião, definiram os índios como sendo fáceis de conversão ao cristianismo, pois, segundo os portugueses, os silvícolas não tinham crença nenhuma.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário