terça-feira, 20 de abril de 2010

21 DE ABRIL: AS MENTIRAS EM TORNO DE TIRADENTES

No dia 21 de abril são comemoradas, no Brasil, a fundação de Brasília e a morte de Tiradentes.

Até hoje, por tradição, não somente os livros didáticos como os discursos proferidos Brasil afora costumam exaltar o mártir da luta pela independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier.

O primeiro erro diz respeito ao retrato que se tem de Tiradentes: barbudo, cabelo nos ombros.

Quando foi crucificado, ele estava com a barba raspada e com o cabelo cortado. Mesmo assim, em 1893, o pintor Pedro Américo o retratou esquartejado, barbudo e com os cabelos nos ombros, com a face muito parecida com a face de Jesus. E para variar, tal pintura é a que mais se tornou conhecida e amplamente divulgada nos livros didáticos.

Uma mentira.

Mas havia um plano nisso: a partir de aproximadamente 1840 o Brasil precisava de heróis, porque depois da criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em outubro de 1838, o Império buscava construir a história oficial do Brasil.

Com a consolidação do Positivismo no Brasil, criou-se, de vez, a necessidade institucional de nominar heróis nacionais que servissem de referência para outros brasileiros. Não foi por menos que o feriado nacional 21 de Abril surgiu em 1890, num contexto altamente favorável a esses tipos de invenções.

Outro ponto intrigante diz respeito à postura de Tiradentes até pouco tempo antes da conspiração: lutou e relutou para alcançar altas patentes militares, mas jamais logrou êxito, o que o deixou revoltado com o governo.

E se ele tivesse conseguido tais propósitos, teria morrido em nome do Brasil?

E mais: há quem defenda que ele fosse um beberrão, do tipo que conversava besteira nos bares quando bebia.

Esse é o Tiradentes que os livros não contam.

.

2 comentários:

  1. Impiedosa esta onda de destruição de ícones que afeta o Brasil nos últimos anos e quem interessa isto ?
    De um lados Gays afirmando que de Zumbi a Lampião passando por Ayrton Senna e Santos Dumont seriam Gays uma informação que se verdadeira não deveria interessar a ninguém a não ser a eles, e tome mais um pseudo escritor gaúcho que ultimamente tem insistido em destruir nossos heróis..
    Se Tiradentes era mesmo tão sem importância por que seu corpo foi retalhado e distribuído em pedaços ao longo da estrada real ? e quanto a Santos Dumont o inventor do avião e primeiro piloto a fazer um voo mais pesado que o ar que agora em livros didáticos trazem os mentirosos Wrigth,

    ResponderExcluir
  2. Alguns maçon dizem que Tiradentes morreu hospitalizado.
    Quanto ao IRMÃOS WRIGHT, se explica por antecipadamente, terem feito a REGISTRO de PATENTE.

    ResponderExcluir