segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PREFEITURA E MUNICÍPIO: NO PRINCÍPIO AMBOS TINHAM SIGNIFICADOS TOTALMENTE DIFERENTES

Se perguntarmos a um cidadão qualquer, mesmo com pouca instrução escolar, qual a diferença atual entre Prefeitura e Município, certamente ele dará a mesma resposta que daria uma pessoa com maior instrução, ainda que através de palavras diferentes.

Em linhas gerais, hoje a Prefeitura é a sede do Município.

Os termos município e prefeitura foram inicialmente empregados pelos romanos, provavelmente no início do período republicano, que vai de 509 a 27 a.C., quando o período de expansão daqueles povos ganhou expressão.

Quando um território italiano era conquistado, os romanos lhe davam o nome de Município, Prefeitura ou Socil.

Se fosse um Município, o território poderia eleger seus próprios dirigentes. Se fosse uma Prefeitura, esta não tinha a liberdade para fazer o mesmo, cujos dirigentes eram nomeados por Roma. Se fosse um Socil, havia um tratado com Roma, como se fosse uma nação amiga.

Portanto, originalmente as Prefeituras tinham menos privilégios do que os Municípios, mas ambos eram completamente independentes um do outro, mas, obrigatoriamente subordinados à velha Roma.
.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ORIGEM DO USO DE VESTES DIFERENTES ENTRE PROMOTORES E ADVOGADOS

Já é farta a notícia de que o Direito Romano influenciou consideravelmente o Direito no Ocidente. A partir do governo do Imperador Claúdio (41 d.C. - 54 d.C.), os advogados romanos usariam roupas diferentes, dependendo da situação deles dentro do litígio.

Assim, para o advogado que acusava (hoje seria o Promotor de Justiça), a roupa era diferente da roupa do advogado que oferecia a defesa.

Essa novidade só foi à tona porque num julgamento de um estrangeiro que se passara por cidadão romano, foi travada uma disputa entre os advogados para saber se o órgão de defesa falaria de toga ou de capa. Infelizmente Caio Suetônio, autor do texto romano (escrito no início do II século d.C.) não nos afirma quem venceu a peleja, mas nos informa que, para mostrar imparcialidade, o Imperador Cláudio (41 d.C. a 54 d.C.) deixou a questão bem definida.

.

O NARIZ NO INÍCIO DA IDADE MODERNA

No início do século XVI havia intelectuais que, no intuito de "educar" os jovens, recomendavam que estes deveriam manter o nariz sempre limpo, bem como, ao assoá-lo (o nariz), jamais se deveria fazer-se utilizar da franja da roupa.

Segundo esses "intelectuais", limpar o nariz no braço ou sobre o cotovelo é próprio dos salgadores. Também não se recomendava limpar o nariz com as mãos e depois esfregá-las nas vestes.

Quando se assoasse o nariz com os dois dedos e se o muco nasal caísse sobre o chão, deveria imediatamente cobri-lo (o muco) com terra, a fim de que as pessoas não sentissem nojo ao ver o dito objeto.

Também se recomendava que, ao assoar o nariz, a pessoa não deveria fazê-lo de modo que produzisse barulho, visto que tal costume era uma prática comum aos animais.

E afinal, qual a maneira adequada para se assoar o nariz (no início da Idade Moderna)?

Torcendo um pouco a cabeça para o lado, e fazendo uso de lenços. Sem barulho e discretamente, claro!

.

PROMESSA DE REI ERA SELADA COM SANGUE

Já no início do segundo século d.C. escritores narravam que era costume dos reis, quando faziam uma aliança entre si, entrelaçar as mãos direitas e atar os polegares com o nó.

Depois, quando congestionavam as extremidades, faziam uma leve picada, de modo que saía sangue, o qual era mutuamente lambido por ambos os reis, como sinal de que a aliança teria um caráter sagrado, visto que envolvia o sangue dos dois reis.

Não é por menos que se perdurou a famosa frase: "Fulano tem palavra de rei".

.

O PORQUÊ DA ALIANÇA DE CASAMENTO SER USADA NO QUARTO DEDO DA MÃO ESQUERDA.

Os antigos judeus acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda havia uma veia que estaria diretamente ligada ao coração e que a referida veia seria a responsável pelo amor que eles sentiam pela esposa.

Acreditavam, ainda que usar aliança no dedo da mão direita seria coisa de gay, por isso optavam sempre pela mão esquerda. No início somente os homens usavam a aliança com essa conotação, e depois as mulheres passariam a fazer o mesmo.

.

A PRIMEIRA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL NO CEARÁ

O Banco do Brasil foi uma criação de D. João VI, em 1808, quando chegou ao país. Todavia, somente em 1913 (mais de 100 anos depois) é que o Ceará recebeu a 1ª agência do referido banco. Pouca gente sabe, mas algumas décadas depois de sua criação o bb faliu, sendo ativado em pouco tempo.

.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

CARLOS JEREISSATI (PAI DE TASSO JEREISSATI) FOI BENEFECIADO POR GETÚLIO VARGAS

Contam alguns historiadores cearenses que Carlos Jereissati, pai do Senador Tasso Jereissati e filho de libanês, em meados do século XX teve considerável ajuda de Getúlio Vargas, quando este aceitou que Carlos Jereissati pagasse o imposto de importação de mercadorias bem abaixo daquele que vigorava no Brasil.

Quando esteve em Fortaleza, Getúlio ficou hospedado em sua casa, pois eram amigos próximos. Talvez isso explique o conluio.

.