quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A ORIGEM DA PALAVRA MULATO

Ocorreu no Brasil, no século XIX.

O mulato é a descendência de um negro com um branco. Inicialmente fazia menção ao filho ou filha de um africano com um europeu.

Os europeus que viviam no Brasil não queriam que seus filhos e filhas se casassem com africanos ou seus descendentes.

"Mulato" vem etimologicamente de "mula", que é o resultado do cruzamento do jumento com a égua.

As mulas são estéreis, ou seja, não podem ter filhos*.

Com isso, os europeus e brasileiros que aderiram à tal postura estavam dizendo que se um branco se casasse com um negro eles não teriam filhos, logo os pais que permitissem que os filhos descumprissem essa regra seriam condenados a não serem avós. Era, sem dúvida, uma atitude preconceituosa.

_____________________

* Raros foram os casos em que mulas geraram filhos. De 1.527 (data em que os casos começaram a ser arquivados) até os dias de hoje somente 60 mulas geraram filhos.

.

4 comentários:

  1. meu professor de historia hoje ele passou um texto sobre isso e depois ele passou uma pesquisa sobrea a origem da palavra mulato e eu gostei muito desse texto......... obrigada a esse site que me ajudou tanto

    ResponderExcluir
  2. minha professora de artes mandou fazer uma pesquisa sobre o significado de mulato e esse texto mi ajudou muito... obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. http://blogueirasnegras.org/2013/06/26/palavra-mulata/

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito vocês brasileiros, historiadores, estudiosos, professores... branqueiam as palavras PORTUGAL E PORTUGUESES hein nós vamos em qualquer página feita por brasileiros, e sempre se referem a europeus, custa muito falar português hein?? É incrível isso...

    ResponderExcluir